sexta-feira, 17 de junho de 2011

CONFIANÇA


“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele”
2Cr 16.9

Inúmeros textos na Bíblia demonstram porque devemos confiar no SENHOR. Não bastasse o que nos diz Sua Bendita Palavra, ainda podemos observar tudo que Ele realiza por nós, em nossas vidas, em cada mínimo detalhe do nosso cotidiano. Nós, que, falhos, na maioria das vezes, não nos damos conta de que o nosso “simples” respirar já é um milagre diário da misericórdia do SENHOR (mais um dia que Ele nos dá para nos redimirmos e tentarmos cumprir aqui o que Ele tem reservado para nós).
Os versículos 13 a 15 do Salmo 33 reafirmam “O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra, ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.” Ou seja, seus olhos estão constantemente sobre nós. Por que, Senhor, somos tão inseguros?
Para nossa vergonha maior, Ele continua a nos demonstrar, neste mesmo Salmo, nos versículos 18 a 19: “Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida.”
Tantas exortações, e tão insistentes, buscam nos elevar a confiança de que nada deve temer aquele que confia no SENHOR.
Caminhando um pouco mais na Palavra, encontramos o livro do profeta Isaías que, em seu capítulo 26, nos brinda com este “Cântico de Confiança na Proteção Divina”: “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque confia em Ti” (vs 3).
Muitas e muitas vezes não compreendemos que as provações que passamos são meios pelos quais estamos sendo lapidados. E lapidar é cortar, é esmerilhar, é polir. Como diz meu filho: “Deus está tratando”...
A minha esperança permanece na Palavra de que Ele não nos prova além do que podemos suportar (1Co 10.13), porque muitas vezes me sinto fraca para continuar.
Mas, Ele insiste e nos ensina CONFIANÇA. A viver um dia de cada vez, confiar na graça e misericórdia d’Ele, que é muito maior que nossos problemas, ensinando a descansar n’Ele e na sua provisão, ensinando a desenvolver nossa fé, a buscá-lo mais e de melhor forma, a gastar tempo com Ele em meditação e oração. A viver por Ele e para Ele. Para que TUDO redunde em louvor e glórias ao Seu Nome.
Nosso tema hoje é CONFIANÇA. E A Palavra, perfeita, nos ensina até a orar...

“Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras, Tu as fazes por nós”
Isaías 26.15


Que o SENHOR mesmo seja propício em nos elevar a Confiança N’ELE.

Até a próxima
Deus nos abençoe

domingo, 12 de junho de 2011

... O SÓ PISARDES NOS MEUS ÁTRIOS!

“Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?”
Isaías 1.12


 
Deus requer de nós muito mais do que "o só pisardes nos meus átrios"! O que temos feito além de só irmos à igreja e locupletarmo-nos com a Palavra e as mensagens vindas da parte do SENHOR?

A todo instante estamos sendo chamados para realizar a obra do Senhor. Sempre que isto me ocorre, lembro-me de um trecho da Palavra, situado no livro do profeta Amós (8. 11-12), que diz: “Eis aí vem dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem de sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Andarão de mar em mar, correrão por toda a parte, procurando a palavra do SENHOR e não a acharão.”
           
            Pensemos seriamente nisto. “Amanhã pode ser muito tarde”, diz a letra de um hino muito conhecido. A Palavra deve ser pregada enquanto Deus nos concede tempo.
Não sabemos o que a vida nos reserva. “Tudo passa rapidamente e nós voamos” é o que nos diz a Palavra de Deus (Sl 90.10).
A obra é consequência de nossa salvação, responsabilidade que nos é outorgada pelo Espírito Santo de Deus que em nós habita. Nosso testemunho, nossa experiência com Cristo, só nós podemos compartilhar com toda propriedade. Ninguém transmite com emoção o que não viveu!
A liderança tem por responsabilidade advertir e exortar os fiéis a crescerem no conhecimento do Senhor e ajudar neste crescimento. Mas, isto não nos isenta da responsabilidade de O buscarmos (crescimento).

Pregue a Palavra. Paulo já instruía seu discípulo a fazê-lo em todo o tempo, quer fosse oportuno ou não. A mensagem deve ser pregada ATRAVÉS de nós, como foi pregada A nós. Eu tenho que alcançar como fui alcançado!
Pisar nos átrios do Senhor é realmente importante, para nosso alimento, para nosso crescimento, mas não é só isso que Ele requer de nós. No versículo seguinte, Ele afirma que não pode “suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene”. Deus sonda nosso coração e Ele sabe o verdadeiro motivo pelo qual estamos “nos Seus átrios”. Ali dentro para adorá-lO, saindo devemos servi-lO.
Não deixe o tempo “escorrer pelos seus dedos”. Hoje é tempo de servir a Deus.

O SENHOR nos abençoe.

terça-feira, 7 de junho de 2011

O SAL DA TERRA


"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens."
Mateus 5.13



O sal, se estiver puro, tem a propriedade de acrescentar sabor aos alimentos, além de retardar a deterioração dos mesmos.

O sal, como elemento químico, não tem como perder o seu sabor, mas a Bíblia nos diz que se ele perder o sabor, não presta para mais nada...

Ora, uma maneira do sal tornar-se insípido é por diluição. Quando nossos valores se adaptam ao mundo, isto faz com que eles percam sua intensidade, ou seja, vão se "diluindo" em relação aos elevados padrões espirituais. Tudo passa a ser considerado "normal".

Nosso padrão não é o padrão do mundo, nosso valor é celestial, não podemos, portanto, nos deixar "diluir". Se o nosso sal está apenas retardando o processo de deterioração, nossa missão está fadada ao fracasso.

Se nos deixarmos "diluir", além de perdermos o dom de dar sabor, perdemos também nossa capacidade de "conservação" dos padrões a nós estabelecidos por Jesus, cujo caráter é nosso objetivo final (o discípulo deve parecer-se com seu Mestre).

Temos falhado em nossa missão? Temos deixado que o mundo nos dilua? Temos deixado de fazer diferença no meio em que estamos plantados?

Ou temos trabalhado no sentido de salgar a vida daqueles que a nós se achegam com a prática evidente do que temos aprendido na Palavra (se é que o temos aprendido!).

Cristo veio com uma missão e cumpriu-a. A partir de Sua Missão, igualmente recebemos uma missão. Temos cumprido nossa missão?

Ser sal e luz não é realmente fácil, exige que tomemos postura séria diante dos desafios que o mundo nos apresenta, devendo estar preparados para não nos deixar diluir, perdendo nossas "propriedades" de cristãos que, realmente, fazem a vontade do SENHOR.

Deus nos conceda, por Seu Espírito, perseverança para prosseguirmos.

Até a próxima

segunda-feira, 6 de junho de 2011

MÃOS INATIVAS


"Assim, torna Ele inativas as mãos de todos os homens, para que reconheçam as obras d'Ele"
Jó 37.7


Este é um excelente exemplo da Soberania de Deus expresso, também, no livro de Jó.
Quer melhor jeito de nos submetermos totalmente a Ele e confiarmos plenamente em Seu poder e na Sua operosidade?
Quando Ele torna nossas mãos "inativas", ele nada mais está fazendo do que nos mostrar que Ele pode, com toda certeza, suprir plenamente nossas mais profundas necessidades.
E por que Ele não faz de outro jeito? porque NÓS não permitimos, seja por insegurança, seja por arrogância, nós não permitimos!
Ele, então, DO SEU JEITO, nos ensina que devemos saber esperar pela Sua ação.
Todos passamos por tempos em que aprendemos a depender do Senhor e, seja pelo modo mais fácil ou pelo mais difícil, este aprendizado nos alcança.


Que Deus, através de Seu Espírito, mantenha-nos firmes no propósito de servi-lO.


Que o Senhor os abençoe


Cris