sexta-feira, 27 de maio de 2011

A SOBERANIA DE DEUS

Primeiro versículo de Gênesis: “No princípio, criou DEUS...”

Para evidenciar ainda mais o ato supremo e soberano de Deus, este “criou” é um verbo existente no hebraico que só pode ser atribuído a Deus, pois seu significado correto é “criou do NADA”! Absolutamente TUDO procedeu d’Ele (“Todas as coisas foram feitas por intermédio d’Ele e, sem Ele, nada do que foi feito se fez” João 1.3)

Assim, “no princípio... Deus” deve ser a premissa de toda nossa conduta cristã. Ou seja, tendo sido Deus o princípio, a origem de tudo, da mesma forma Ele o deve ser para mim, para minha vida! Na interpretação de todos meus atos e atribuições.
A Soberania de Deus vem nos ensinar isto.

Jó 38. 4 registra: “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento”.
Deus está dizendo a Jó que ele não tinha sequer noção da onipotência, onipresença e onisciência de Deus, em todos os argumentos que ele apresentava face à sua situação (por mais precária e difícil que ela fosse!).

Dificilmente se fala da Soberania de Deus sem pensar também na Responsabilidade do Homem. Onde “termina” uma e onde “começa” a outra? Não existe maneira de não afirmar que, com certeza, É A PARTIR DE ONDE DEUS (SOBERANO) DETERMINA!
Muitos imaginam, nesciamente, que tendo sido formados à imagem e semelhança de Deus, Ele os dotou da capacidade de escolha sobre todas as áreas da sua vida (inclusive, de sua própria salvação!). Não se lembram que o pecado que separou a criatura de seu Criador, perverteu esta imagem e o homem deixou de ser detentor da “Imago Dei” no seu sentido mais restrito. Esta imagem, infelizmente está distorcida, adulterada, imperfeita. Estamos “mortos em nossos delitos e pecados” e como mortos, não reagimos a nada.

Uma correta interpretação da condição do homem nos ajudará a entender mais claramente a natureza da graça de Deus na salvação. No 1º capítulo de Gênesis temos a formação Homem como ponto culminante da criação. No 2º capítulo, Deus exigiu dele obediência, ou seja, o homem foi criado Responsável. No 3º capítulo é, então, narrada a QUEDA DO HOMEM.
Gente! Nós não resistimos nem um capítulo!
O fruto, proibido por Deus e evidenciado pela serpente era desejável para entendimento. O ser humano foi tentado pelo desejo de SER DEUS! Desde sempre a arrogância do Homem é exacerbada!
O pecado foi DESOBEDIENCIA, também, porque primeiramente foi SER IGUAL A DEUS (Fp 2.6). E satanás tornou-se o anjo caído por este mesmo motivo (2Pe 2.4). No momento em que achamos que somos “perfeitos” a ponto de podermos decidir pela nossa salvação, estamos retornando a esta arrogância, desejando SER IGUAL A DEUS!

Mas, de modo maravilhoso Deus vem ao nosso encontro. O homem, morto, não o busca, pois desconhece as coisas espirituais (1 Co 2.14).

No entanto, Deus providencia nossa vivificação através de seu Espírito, para promover nosso reencontro com Ele, e não só nossa vivificação, como também nosso sustento, nossa perseverança, nossa fé, ... TUDO!

POR QUE?

Simplesmente por AMOR, POR GRAÇA E MISERICÓRDIA, pois “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3.16).

...

SOBERANIA DE DEUS
GRAÇA DE DEUS
ELEIÇÃO DE DEUS


VOCÊ QUER ALGUM OUTRO MOTIVO PARA GLORIFICÁ-LO ETERNAMENTE?

Um comentário:

Mulheres INDO disse...

olha amei seu blogs e fiquei muito feliz em conhecer vc,pois vc e uma parte de minha familia em cristo. estamos já seguindo seu blogs. cuido de um fique a vontade de nós visita, se vc gosta do blogs. vai ser uma honra ter vc no nosso blogs. querida vejo que as pessoas n gostam de saber de DEUS, isso me traz tristeza,mais eu estou fazendo minha parte que é fazer o ide, fica com DEUS.