domingo, 17 de julho de 2011

HUMILDADE

“Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.”

“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade”

“Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte...”


Esta humildade, que queremos meditar hoje, não se trata apenas desta já comentada, que nos coloca totalmente sob a dependência do nosso Deus soberano e que passa a ser óbvia para nós, mas da humildade entre os irmãos, aquela que sempre nos leva a considerar os outros superiores a nós mesmos. Se, por um lado, a submissão a Deus nos parece “fácil” simplesmente “porque Ele é Deus” e nós não temos alternativa, a submissão que devemos exercitar entre os irmãos já pode mexer um pouquinho com nosso famoso “ego”, não é verdade?

A Bíblia nos ensina que a liderança é instituída por Deus sobre nossas vidas e que nós devemos honrá-las. Jesus disse a Pilatos que nenhuma autoridade ele teria se ela não lhe tivesse sido dada “do alto”. Quando nos submetemos às lideranças, estamos honrando a Deus. Quando respeitamos um irmão, honramos a Deus, quando exercitamos mansidão, domínio próprio, longanimidade, misericórdia, bondade, humildade, honramos a Deus

Muitas vezes, as tarefas com que nos envolvemos desabrocham em nós dons que antes não reconhecíamos. E estes dons podem se mostrar tão especiais que começamos a nos sentir “especiais demais”, gerando, inclusive, vaidade. Não é bom que seja assim. Verdadeiramente, devemos usar tudo o que Deus nos concedeu para servi-lo da melhor forma possível, mas nunca esquecendo que não veio de nós qualquer habilidade, mas do próprio Deus que assim nos fez para nos usar.

Que a humildade esteja sempre a sua frente para que você não precise passar pela humilhação de reconhecer que, a despeito de seu dom, você nada é, e, sim, Deus que opera tudo conforme o Seu querer.

Até a próxima



Textos Bíblicos:
Deuteronômio 8:2 
2 Crônicas 7:14 
Colossenses 3:12 
1 Pedro 5:5-6 

Nenhum comentário: