sábado, 2 de julho de 2011

O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALENTE!



Jz 6. 12-16
“Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente.  Respondeu-lhe Gideão: Ai, Senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.”

(Se você não conhece a história, leia o capítulo todo para se situar...)

                Quando Deus chamou Gideão, “O SENHOR é contigo, homem valente”, sua imediata resposta é um “Ai, meu SENHOR”, ou seja, uma resposta nada condizente com alguma valentia que pudesse existir nele!
Gideão, assim como Moisés, Saul, Jeremias, tenta se desvencilhar de sua missão, julgando-se incapaz. Mas, Deus não se guia por critérios humanos e escolhe, quase sempre, aquele que o mundo considera fraco e sem importância.
Assim, vem o argumento do próprio SENHOR: “JÁ QUE EU ESTOU CONTIGO, ferirás os midianitas COMO SE FOSSEM UM SÓ HOMEM”. Se observarmos bem, o vs 5 fala de “uma multidão que não se podia contar”...
Através da CONFIANÇA (da qual falamos em nossa última postagem), aprendemos que Deus é quem realiza por nós, não importa como somos, como estamos, onde estamos. Deus nos usa porque Ele mesmo é quem opera em nós “tanto o querer como o realizar” (Ef 1.11).
Entendemos, portanto, que a capacitação vem da parte do SENHOR, porque “sem mim (Jesus), nada podeis fazer”(Jo 15.5).
Que estejamos sempre atentos àquilo que Deus deseja realizar através de nós, pois se tivermos esta certeza (que é da vontade d'Ele) nada nos impedirá de o realizarmos, pois é o próprio Deus quem vai à nossa frente!

Deus os abençoe e até a próxima!

Nenhum comentário: