segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CRISTIANISMO BÁSICO


Jó 42. 2-6

Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.
Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.

Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.


Há um livro famoso de John Stott com este título, mas não é dele que estou falando, não. Estou falando do voltar à essência do que é ser cristão com todas as implicações que disto podem resultar.

Em primeiro lugar:

O que é ser, verdadeiramente, um cristão?

A primeira palavra que gostaria de mencionar a respeito do que é ser cristão é:
GRAÇA (através de Cristo) Ser cristão, essencialmente, é ter sido alcançado pela graça de Deus – e isto é incontestável: não posso ser Filho de Deus se Ele mesmo não tomar a iniciativa de me buscar e “tirar-me do poço da perdição, do tremedal de lama” (Sl 40.2). Deus nos busca e, então assim, e, somente assim, eu sou resgatado passando a ser um CRISTÃO.
Jó declara a princípio que ele falou de coisas que ele não entendia, de coisas que não conhecia, de coisas maravilhosas demais para ele – as coisas de Deus quando ainda nos são desconhecidas, ultrapassam nosso entendimento e Paulo mesmo nos ensina que para o homem natural, as coisas espirituais lhe parecem loucura, porque as coisas espirituais só se discernem espiritualmente... (1 Co 2.14)
A graça não depende, absolutamente, de mim!
Deus me busca e me encontra porque Ele quer. Mas, passo a me questionar e penso: se Ele me buscou, me deu a salvação gratuitamente, posso, então, me acomodar e, deitando em berço esplendido, ficar aguardando passivamente “o céu”????
Como podemos ultrapassar esse limite entre o “só ouvir” e o realmente “ver”? (crescendo)

Então, preciso saber não somente saber o que é ser verdadeiramente um cristão, mas também saber

Como posso crescer como verdadeiro cristão?

Através da:
PALAVRA (traduzindo Cristo) Cristo é o VERBO ENCARNADO. Ele é a PRÓPRIA PALAVRA DE DEUS VIVIFICADA! Qual, portanto, é a melhor maneira de conhecermos profundamente este Deus que nos criou, que nos formou exclusivamente para o cumprimento de Seus perfeitos propósitos?
Da mesma maneira que procuramos, no último ano, compreender o que era viver uma vida abundante, através dos estudos que nos foram ministrados, este ano queremos nos aprofundar mais na caminhada da Fé, no conhecimento de Deus e na história do Seu povo. A Bíblia é o livro que relaciona o homem com Deus, é o meio de comunicação que Ele nos legou, para traduzir o próprio Verbo que é Cristoà estas são as Boas Novas à isto é o EVANGELHO!
É ele que deve ser anunciado: é desta forma que fazemos Cristo conhecido e pregamos “Missões” aos homens, para que todos aqueles já predestinados assim pelo Pai possam chegar à finalidade da existência do homem que é glorificar a Deus para todo o sempre!
No entanto, pregar a Cristo e fazê-lo conhecido, não é agir displicentemente! (ai daquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!!!! Jr 48.10)
Isto é parte essencial do relacionamento que devo desenvolver entre meu próprio EU e Deus, meu Criador. Quando Deus nos chama para executar o que quer que seja, Ele não nos chama em vão porque Ele mesmo vai à nossa frente na batalha – eu só preciso reconhecer isto (“sem mim, nada podeis fazer” João 15. 5)
Então...

Como demonstrar que eu sou verdadeiramente cristão?

SUPERAÇÃO (superando seus próprios limites e agindo como Cristo) Superação no sentido do ser humano superar mesmo sua finitude, sua insignificância e passar a desejar cada vez mais parecer-se e agir como Cristo (numa SUPER AÇÃO!!!!)

O que estaria implícito, portanto, nesta SUPER AÇÃO?
Em primeiro lugar reconhecer que isto não vem de nós, é dom de Deus. Em seguida, colocarmo-nos inteiramente dependentes da força que Deus nos outorga para realizarmos aquilo que Ele deseja de nós e, por último, ARREGAÇAR AS MANGAS E TRABALHAR.
Igreja, como diversas vezes nos foi ensinado nos estudos e sermões, possui, no original vocábulo grego o prefixo EK – ekklesia – que significa – PARA FORA – ou seja, a função do cristão não é ficar parado, dentro do seu mundinho, não fazendo a mínima diferença à comunidade que está ao seu redor. Cristo exige de nós AÇÃO, fazer diferença no lugar onde estamos plantados, que pode ser traduzido como a rua, o bairro, a cidade, o país ou até mesmo, o mundo em que estamos – MISSÕES é o que vai promover a engorda dos adoradores de Deus, e mesmo sabendo que nós reformados cremos que aqueles que Deus escolheu serão, de alguma forma, alcançados, Ele requer de nós nossa parcela de responsabilidade! à NÓS PRECISAMOS FAZER CRISTO CONHECIDO!!!!

SUPERAÇÃO É:
... buscar ser diferença no meio em que vivo!

se vocês perceberem, as 3 palavras-resposta às nossas perguntas, levaram à uma sigla que tem se tornado bem comum entre a gente:

gps
Que este possa ser nosso localizador este ano
nosso GPS:  Graça, Palavra e Superação

É ESSENCIAL:
Termos conhecimento de que se não fosse a GRAÇA DE DEUS não teríamos a mínima possibilidade de sermos feitos FILHOS DE DEUS.
Conscientizarmo-nos de a PALAVRA DE DEUS , viva e eficaz tem a propriedade de nos conduzir a um conhecimento mais profundo deste Deus maravilhoso que nos criou, nos buscou, intercede por nós através de Seu Espírito, nos mantém perseverantes em nossa caminhada, DANDO-NOS A CERTEZA DE QUE É MUITO BOM SERMOS DEPENDENTES DE SEUS CUIDADOS.
e, em reconhecendo tudo isso, podermos SUPERAR nossa insignificancia como seres humanos e nos vestirmos da força do próprio Deus, característica essencial daquele que VENCE BATALHAS, PORQUE RECONHECE QUE O PRÓPRIO DEUS BATALHA EM SEU LUGAR – E VENCE TÃO SOMENTE POR ESTE MOTIVO, PORQUE NÃO VAI POR SUA PRÓPRIA FORÇA MAS RECONHECE E ADMITE QUE SEM ELE, JESUS, NADA PODEMOS SER OU FAZER!
O EVANGELHO É MARAVILHOSO E NÓS PODEMOS FAZER DELE ALGO QUE SEJA TRADUZIDO DE MANEIRA AGRADÁVEL ÀQUELES QUE CONVIVEM CONOSCO!


Que Deus abençoe a todos

Um beijo
Cris

Nenhum comentário: