sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CAIM E ABEL

Esta é, realmente, uma passagem difícil de interprear, aos olhos humanos.

Por que Deus aceitou a oferta de Abel e não aceitou a de Caim?

Quando Deus pergunta a Caim "se precederes bem, não é certo que serás aceito?" a gente percebe que Caim tinha alguns problemas com "procedimentos"....


A história ali não nos oferece subsídios para saber como era Caim no seu proceder diário...
Isto leva a crer que Deus se agradou da oferta de Abel porque ele era "bonzinho"...
Sabemos que não! Muito embora a Bíblia nos ensine que "o homem vê o exterior, mas o Senhor sonda o coração"... (só esta já seria uma boa explicação), sabemos que Deus amou os pecadores a ponto de enviar Seu Filho para morrer por eles.
Mas, por todos?
Não, pelos escolhidos! Ninguém recebe nada de Deus "por merecimento", porque não merecemos NADA!!!! Paulo diz que “estávamos mortos em nossos delitos e pecados”!!!!
Muitos interpretam que foi por causa da oferta de animais que Abel foi aceito (a Bíblia diz que o sangue é necessário para remissão de pecados, por isso existiam os sacrifícios no AT, por isso Jesus derramou Seu sangue na cruz por nós), mas não é bem assim.
Na realidade, mesmo que soubéssemos qual era a atitude de Caim, não importaria, porque o motivo não está na "obra", mas na "graça"!!!!!
Não tem como explicarmos a graça de Deus, por isso ela é "graça" e é "de graça"!!!!!!
Por que Deus se agradou de Jacó, porém não de Esaú? (Os gêmeos não eram nem nascidos, mas Deus já revelara quem era o filho da promessa!)
Por que Ele escolheu você ou a mim? Eu, por mim mesma, sei que jamais seria merecedora da salvação se não fosse pela Maravilhosa Graça de Deus!!!!!
Tudo tem um "propósito determinado debaixo do céu", como nos ensina o Pregador em Eclesiastes, e este propósito serve para que sejam cumpridas todas as determinações de Deus, firmadas desde a Eternidade: a preferência sobre Abel, sobre Jacó, sobre Isaque, sobre Davi, sobre você, sobre mim!
Por graça, exclusivamente por graça, por que Deus, na Sua infinita misericórdia e bondade, assim determinou!
Romanos (8.33-36) nos questiona "quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que venha a ser restituído?", ou seja, nada, nem ninguém precedeu a Deus em qualquer coisa. O que Ele faz, faz pela Sua própria Vontade e Soberania. A nós, nos cabe tentar compreender e, mesmo que não compreendamos, aceitar pela fé!

Deus os abençoe.

beijos

Cris Mattos

Nenhum comentário: