segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO


2Tm 1.6-14, especialmente o vs 12

"... todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia."

- Paulo sabia em QUEM depositava a sua fé. E nós, sabemos?
- Em QUEM temos crido? Em QUE temos crido?

É fundamental que tenhamos bem claro em nossa mente e consciência em QUEM e em QUE temos crido, para que possamos determinar o que faremos com tudo isso!

O que é realmente fundamental para nossa vida é sabermos em QUEM temos crido. EU CREIO EM JESUS CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO!

O que faço, faço (e, por isso, graças a Deus) pelo Espírito Santo que habita em mim e me dá ânimo para isso!
Faço porque esse Espírito me dá a plena certeza de que Aquele em QUEM tenho crido merece todo meu empenho e muito mais! E glórias sejam dadas ao Pai por isso!

Temos algo determinante para nossas vidas: sabermos em QUEM temos crido!

Quem teve a oportunidade de ler na Bíblia a respeito dos dons do Espírito Santo, vai chegar à conclusão de que este Espírito que em nós habita e que distribui dons aos filhos de Deus como lhe convém e para crescimento do corpo de Cristo, não nos permitirá viver uma vida “deitada eternamente em berço esplêndido”.
Não! Ele quer mais de nós! Ele quer que produzamos frutos! A começar dos frutos em nós, os frutos do Espírito, mas também os frutos ATRAVÉS de nós, que consistem na oração cotidiana, no estudo incessante da Bíblia, na pregação de Sua Palavra, na busca aqueles que estão nas trevas para trazê-los à Sua maravilhosa luz!

Para isso é que o Espírito nos convence em QUEM temos crido!

O texto bíblico indicado acima, começa dizendo: “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.
Poder, amor e moderação.
Poder para nos capacitar a responder com determinação a razão da nossa fé.
Amor para alcançarmos pessoas que de outro modo jamais seriam notadas por nós e...
Moderação para não pormos a perder aquilo que pregamos com certas atitudes que tomamos!
Houve muita gente preciosa que nunca precisou falar uma palavra sequer para pregar o Evangelho, pois este era evidente na SUA PRÓPRIA VIDA!
O discurso não deve, não pode ser diferente do agir!

É difícil ler a Bíblia? Sim!
É difícil estudar a Bíblia? Sim!
Mas não é, de forma alguma, impossível e o entendimento Deus nos dá conforme nossa necessidade e maturidade.
Muitas coisas só compreenderemos com o tempo, outras talvez nos sejam reveladas somente na eternidade e outras não competem ao homem conhecer em momento algum!
DEUS É SOBERANO!
Ele é soberano. Somos criaturas d’Ele e não nos compete discutirmos ou nos revoltarmos ou até acharmos que somos mais justos do que Ele mesmo!
Este conceito, a Soberania de Deus, é um dos principais fundamentos de nossa doutrina.
E que medo que sentimos desta “tal” doutrina! Doutrina nada mais é que Bíblia – e posso afirmar sem medo, nossa doutrina “dita reformada” nada mais é que pura Bíblia!
É sempre bom tirarmos algumas “teinhas” do nosso cérebro e relembrarmos o que nos ensina esta sã doutrina. Como a Palavra nos instrui, devemos saber como responder a quem nos inquire, a razão da nossa fé!
e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15).

Uma das coisas que procuro sempre enfatizar, é que muito de nossa compreensão melhorará se analisarmos tudo sempre sob a visão de Deus e não pela visão do homem.
Nossa tentaiva de compreensão deve partir de cima, porque a mente humana é por demais limitada e com certeza não consegue desvendar os “arcanos de Deus”. (Jó 11.7)

Muitos de nós nos dizemos “presbiterianos” e fazemos isso, como se diz “de boca cheia”. No entanto, muitos não compreendemos nem aceitamos muitos pontos da doutrina presbiteriana, embora seja uma igreja séria, tradicional, sem muitos alardes e “isso que ME agrada”!

A minha preocupação quanto a isto é que quando fazemos nossa profissão de fé ou batizamos nossos filhos ou ainda, quando presbíteros e diáconos são ordenados, todos somos questionados a respeito da nossa confissão de fé e da constituição da IPB e nossa resposta sempre é “SIM”.
Você já pensou neste SIM que disse? Você já foi a fundo neste “SIM”?
Você já leu alguma vez nossa Confissão de Fé, nosso catecismo ou nossa constituição?
Ainda é tempo de aprendermos algo mais a nosso próprio respeito e conhecermos o que nossos antepassados determinaram como aquilo que acreditamos.
Eu sei que isto não é essencial para nossa salvação (que, graças a soberania de Deus já está determinada desde a eternidade), mas ecoa na minha cabeça, os “SIM” que temos dito por aí, baseados num conhecimento falho do que nos pertence como herança, ou as discussões que são feitas em nome de uma fé que nem sequer nos interessamos em conhecer.
Fica o meu desafio para este ano. Vamos nos conhecer mais?

Sabemos em QUEM temos crido e isto nos basta para salvação. Mas o QUE temos crido e anunciado também é importante para que não sejamos surpreendidos em tropeços!

Que Deus nos abençoe
beijos

Cris

Nenhum comentário: