terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ESDRAS (E NEEMIAS)


É bem aconselhável que estes dois livros sejam lidos juntos (um após o outro) pois na Bíblia Hebraica eles realmente formam um bloco só.
Temos como profetas contemporâneos aí, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Abrange um período de 100 anos (de 538 a 433 aC).
Esdras é uma continuação de Cronicas (Ed1.1-3 é igual a 2Cr 36.22-23).
Esdras e Neemias descrevem um retorno em 3 etapas:
1. o grupo principal que retornou com Zorobabel em 538/537 aC
2. os exilados que retornaram com Esdras, 80 anos depois
3. o grupo de Neemias, que voltou em 445 aC

Analisando-se num plano mais amplo, esses acontecimentos da história dos judeus inserem-se no período após a queda do Império Babilonico, que foi conquistado por Ciro, em 539 aC.

Pode-se estranhar o governo persa ter incentivado este retorno dos judeus, mas, na verdade, era a política de conquista da Pérsia: permitir que os povos conquistados vivessem em seus países e tivessem sua própria religião - o povo era conquistado, mas não subjugado em cativeiro. Eles acreditavam que o povo serviria melhor e não se rebelaria, uma vez que sua vida permanecia na "normalidade".

Quase 50,000 judeus voltaram do exílio, um número pequeno, se comparado com o que era o povo antes do exílio. Porém, a sobrevivência deste "REMANESCENTE" era sinal de que Deus continuava a amar seu povo.

O que vemos em Esdras e Neemias é um povo cortado até a raiz, mas que recebe novo vigor da "fonte de nutrientes" que havia negligenciado, a saber, a lei mosaica.

(Obs.: os dados para pesquisa foram retirados da Bíblia de Genebra e do Manual Bíblico da SBB)

Vamos lembrar, ainda, que por volta de 400 aC vai se iniciar um novo período de "silêncio" bíblico, conhecido como "período intertestamentário", do qual só temos conhecimento através de literatura histórica dos povos e dos livros ditos apócrifos.

Que Deus continue abençoando a todos no propósito da leitura do Livro Sagrado.

com carinho
Cris.

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