sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CARTA DE UMA AMIGA





Recebi um email de uma querida amiga, disponibilizando um texto com algo que, ultimamente,  ela tem considerado muito importannte para sua vida.
Repasso, então, para os queridos que nos tem acompanhado...


DICAS PARA FAZER A LEITURA DA BIBLIA TODA


Muitas vezes iniciei a leitura da bíblia com objetivo de lê-la toda. Eu acabava interrompendo por um período. Quando decidia retomar a leitura sempre achava que teria que começar tudo de novo. Esta visão acabou mudando. Acho que falhei porque meu empenho era pessoal. Eu não tinha o desejo em meu coração, apenas em minha mente. Eu me sentia constrangida em não ter feito esta leitura. Enfim, era por causa dos outros e não com o objetivo de conhecer mais de Deus e de Sua vontade para mim.
Se você tem esse desejo, saiba que é o Espírito Santo falando com você.
Antes de tomar essa decisão ore, fale com Deus, diga-lhe do seu desejo, mas que você sabe que sozinho não conseguirá. Este desejo deve estar em seu coração e não em seu intelecto.
Tenha certeza de que as dificuldades surgirão. Começamos super empolgados, mas se não cuidarmos desse projeto, ele morrerá. Será a falta de tempo, a preguiça (quem não tem?), dificuldade de entender o que está lendo, o sono, um programinha de TV...
Ore todos os dias para que Deus lhe ajude a cumprir seu objetivo.
Saiba o porquê dessa leitura, estabeleça seu objetivo – para que? E também suas metas – ex: em quanto tempo, quantos capítulos por dia,...
Reveja essas metas periodicamente.
Minha sugestão é:
• Fazer a leitura alternada entre livros do VT e do NT
• Procure intercalar livros longos com livros mais curtos
• Iniciar com um livro mais curto, servira de incentivo para a leitura de outro.
• Intercale livros mais atraentes com outros nem tanto e/ou livros de fácil compreensão com outros mais complexos.
• Para uma primeira leitura não se preocupe em fazer anotações.
• Deixe o Espírito Santo agir em sua memória, não se preocupe com aquilo que não guardou. Ao final você verá o quanto aprendeu.
• Antes de iniciar uma leitura, procure se inteirar mais a respeito do livro – ex. quando foi escrito, por quem, para quem, onde, seus principais personagens, mensagem principal – enfim, tenha uma bíblia de estudos para verificar essas anotações
• Se achar conveniente, faça a leitura na NVI – foi muito bom pra mim.
• Leia o livro de Salmos, simultaneamente com outros livros, se vc ler um capítulo por dia poderá ler duas vezes em um ano.
• Quando deixar de ler algum/alguns dias, não desanime e nem desista. Retome sua leitura do ponto em que parou e procure, gradativamente recuperar o atrasado.




ATENÇÃO: se você não conseguir concluir a leitura no prazo estabelecido, não desista. “o importante é ler a Bíblia toda!”
É sempre bom ter alguém o incentive.
No meu caso, a Cris foi quem fez esse papel. E me ajudou muito.
Eu não consegui fazer a leitura em um ano. No final de 2010, faltavam três livros e dei meu intento por fracassado. Então fui questionada, ou melhor, incentivada pela Cris que o foco estava em: LER A BIBLIA TODA E NÃO NO TEMPO. Assim retomei a leitura e já estou concluindo.
O mais importante é que em poucos dias iniciarei a leitura novamente. e agora com muito mais apetite espiritual.
Boa leitura!

Beijos,
Eulália

Queridos, esta amiga querida tem, dia a dia, desvendado um tesouro incomparavelmente melhor que qualquer outro: crescer no conhecimento do Senhor e de Sua vontade!
Que este testemunho lhe sirva de estímulo, de incentivo para continuar ou mesmo para começar seu intento em ler a BÍBLIA TODA.
A Palavra de Deus é poderosa e modifica, realmente, nosso viver.
Junte-se a nós, continue conosco!
E que Deus o abençoe!

Nenhum comentário: