sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MAIS UM POUCO DE CONVERSAS TEOLÓGICAS


FOTO POR MARIA LÚCIA TIM

MARAVILHOSO CUIDADO DE DEUS

"Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?" (Mt 6.26)

Quando observamos os pássaros, e sua total dependência de Deus, a nossa insegurança em relação à vida, ao cotidiano chega a nos envergonhar (falo por mim, por favor, entendam).

"Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias".
Ec 7.29
Se, realmente, reconhecessemos que tudo que Deus planejou para nós é bom, agradável e perfeito (Rm 12.2), não nos "meteríamos em tantas astúcias".

Deus tem um plano reservado a nós desde a eternidade.
Ele requer de nós obediência. Ele nos dá recursos para isso através de Seu Santo Espírito (Perseverança dos Santos), mas nosso velho homem insiste em nos puxar para qualquer lado, menos para aquele que Deus tem determinado para nós desde sempre!
Ao "passearmos" um pouquinho pela Bíblia, em nosso último encontro, pudemos reconhecer esta verdade pautada, praticamente, por toda história do povo de Deus: desde Israel até hoje, Sua igreja.
Tudo que Deus realizou com Seu povo, tudo descrito no Antigo Testamento, serviu de condutor para que chegássemos a compreender a graça e misericórdia que viria até nós na plenitude dos tempos, ou seja, quando Deus enviou Seu Filho amado, para morrer e ressuscitar por nós.
Por nós, por seus filhos eleitos desde a eternidade.
Percebemos, também, que para aquele que não possui o Espírito de Deus a Palavra torna-se incompreensível, porque "é o próprio Espírito que testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus"
(Rm 8.16; 1 Co 2.11).

Quando temos a oportunidade de "ler a Bíblia toda", vamos perceber que não é o simples fato de "ler" que nos leva a fazê-lo. Deus tem um propósito para todas as coisas. Aqueles que tem lido a Bíblia estão começando a perceber que o fato de "simplesmente lerem" os está levando a questionarem, a buscarem, a se interessarem pelo que mais profundamente ali está encerrado.
E isto é maravilhoso!
Estamos penetrando nas profundezas de Deus e Ele, se revelando cada vez mais àqueles que O tem buscado de todo coração.

Amados! Ânimo!
E logo todos perceberemos que aquela noite em que numa conversa informal, sentimos a necessidade de nos unirmos no intento da leitura da Bíblia, não falávamos por nós mesmos, mas o próprio Espírito de Deus falava por nós e através de nós!

Que o Senhor continue derramando do melhor d'Ele para sua vida!

Beijos e até a próxima

2 comentários:

Aquias Valasco disse...

"Se, realmente, reconhecêssemos que tudo que Deus planejou para nós é bom, agradável e perfeito (Rm 12.2), não nos 'meteríamos em tantas astúcias'".

Realmente, temos nos enchido de tudo menos do que realmente interessa. Eu me pergunto: se a perseguição vier agora, achará os crentes preparados para viver sem a Bíblia física? Terão na mente as verdades que hoje lemos?

Unknown disse...

Lucas 18:8 "Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?"
É muito importante "imprimirmos na mente e no coração" a Palavra de Deus.
Esta instrução vem desde o princípio da caminhada do povo de Deus aqui na terra.
que temos feito para cumprir tão preciosa ordenança?