quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CONVERSAS TEOLÓGICAS 22/02/2011

O tempo de conversa ontem foi muito especial. Do grupo que já havia participado só vieram Abraão e Ju, mas o Augusto, que estava em férias retornou e o Valmir começou a caminhar com a gente.

Louvado seja Deus.

Os assuntos foram bastante variados ontem, o que pode suscitar muita conversa entre os participantes. Foi muito bom cada um poder falar daquilo que lhe chamou atenção na Palavra de Deus.

Gente! É muito gostoso ver "o povo LENDO A PALAVRA DE DEUS"!!!!!!

Vamos por etapas (para quem está acompanhando de longe nossas conversas):

Mateus: Por que Jesus insistia em afirmar quase que continuamente que Ele havia vindo para pregar "às ovelhas perdidas de Israel"?
Sabemos que Israel foi o povo eleito de Deus, a quem ele veio trazer o conhecimento do Reino de Deus e tornar sal e luz para o mundo. Desde o Antigo Testamento podemos averiguar que ele engloba os gentios em Seus planos. Israel se tornaria, então, "oráculo" do Senhor. A este povo caberia a proclamação do Evangelho (boas novas) de Deus!
O povo falhou? Podemos dizer que sim e que não. Assim como nós, como igreja, como povo de Deus hoje, falhamos inúmeras vezes! Apesar de convertidos e crentes em Jesus continuamos falhos. O povo estava aprendendo. Se tivesse falhado na sua totalidade, hoje não estariamos estudando a Bíblia, porque ela não teria chegado até nós! É obvio que não dependia dos homens, mas DO PRÓPRIO DEUS!
Apesar de TUDO depender da vontade d'Ele, mesmo assim, Ele optou por "contar com o ser humano" também.
O Antigo Testamento foi a didática de Deus para que pudéssemos, finalmente, compreender Sua Graça e Misericórdia, que encontrou sua plenitude na vinda do Redentor, Jesus Cristo!
A didática de Jesus, muitas vezes, funcionava pelo impacto que ela causava: "não é bom tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos". Ele chamou aquela mulher súplice de "cachorrinho"!!!!! No entanto, em sua extrema humilhação, ela tem coragem de responder: "Sim, Senhor, mas, os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos"!!!! Jesus admirou-se de sua fé, e fez questão de salientar que ela era estrangeira, mas apesar disso havia respondido com um fé invejável a qualquer judeu! Jesus usa deste recurso para impactar àqueles para quem Ele havia vindo e que o haviam rejeitado! Deus mesmo prometeu a Israel que o poria em ciúmes com um povo que não era seu povo (ainda)!

Por hoje, ficaremos por aqui, para não se tornar cansativo.
Se você gostou, entre mais tarde para ter a continuação deste estudo.
Um grande beijo e que Deus o abençoe (lembre-se: continue firme em seu propósito, Deus tem coisas maravilhosas para você em Sua Palavra!)

Nenhum comentário: