sábado, 26 de fevereiro de 2011

E DANIEL?


É importante que leiamos a passagem de Daniel 3, com atenção, para que possamos entender nossa "conversinha" de hoje.

Mais um assunto delicado a tratar.
Em nosso último encontro, a pergunta foi: Quem era o quarto homem na fornalha?
O texto nos fala que "o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses". A Bíblia de Genebra relata em seus comentários que, humanamente falando, não havia como Nabucodonosor reconhecer a aparição divina por seus conhecimentos próprios. No caso, supõe-se que o fato foi tão impressonante por si mesmo que levou-o a supor numa aparição divina.
Os jovens já haviam declarado sua fé antes de serem lançados na fornalha "sobremaneira acesa": "se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste."
Deus prometeu sua presença, quando Israel passasse pelo fogo (Is 43.1-3), por isso temos a convicção que Deus se manifestou ali através da figura de um "anjo". Quando a Bíblia fala sobre o "Anjo do Senhor", a interpretação mais divulgada, entre os estudiosos das Sagradas Escrituras, é que representa uma manifestação do próprio Deus, principalmente na figura da 2a. pessoa da Trindade, ou seja, o próprio Jesus. De qualquer forma, sabemos que foi Deus, a quem os jovens temiam, quem providenciou o livramento deles diante do perigo a que foram expostos.
Para um Deus que sustentou todo um povo durante 40 anos no deserto, para um Deus que demonstrava milagres cotidianos na vida de seu povo, nas conquistas que conseguiram, enfim, para um Deus Criador não há nada que não possa realizar!
Nosso Deus é o Deus dos impossíveis.

Quem era o quarto homem na fornalha?
Se era o próprio Deus, Jesus, um anjo, o Anjo do Senhor, Ele o sabe. O que importa é que o Senhor provê o livramento àqueles que o temem, para que se manifeste a Sua glória e todos reconheçam que ELE É DEUS!

Queridos, que Deus os abençoe.
Que o Senhor possa nos aproximar cada vez mais de um relacionamento pessoal e profundo com Ele, dando-nos a chance de partilharmos destas maravilhas e reconhecermos que, diariamente, Ele mesmo nos livra de "fornalhas ardentes", oferecendo-nos Seu abrigo e proteção desde as mais singelas circunstâncias do nosso viver até os maiores problemas que possamos, acaso, enfrentar.

Glórias a Deus, Senhor de nossas vidas!

Até a próxima!

Nenhum comentário: