quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CONVERSAS TEOLÓGICAS 22/02/2011 - CONTINUANDO

UM CAMINHO...

Para onde leva o caminho que você está tomando?
Jó descobriu que o caminho que ele deveria seguir não levaria a lugar nenhum se ele não viesse a conhecer o Senhor em Sua plenitude (dentro dos limites humanos deste conhecimento, é claro).

Por que estou dizendo isto?
Jó, segundo a própria Palavra testifica,"era um homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal". Por esta razão, ele é colocado à prova, e passa por uma série de provações.
Jó ganha o epípeto, entre os menos informados de ser um homem de muita "paciência", como dizem por aí, mas na realidade, somente pela graça e o favor de Deus é que ele consegue manter-se "firme" em sua fé; quando, finalmente, Jó compreende isto, ele reconhece que "ele conhecia o Senhor somente de ouvir falar, mas, daquela hora em diante, seus olhos podiam "ver" a Deus", ou seja, seu relacionamento com o Pai passou a ser pessoal.
Ninguém mais precisava falar a ele "sobre" Deus (como os amigos tentam fazer durante todo o livro, como que desejando "defender" Deus e derramar toda sua "sabedoria" a respeito do Todo Poderoso), porque agora ele próprio conhecia seu Senhor intimamente e compartilhava um relacionamento verdadeiro com Ele.
Como já disse há algum tempo sobre o livro de Jó, é um livro que destaca de maneira maravilhosa a Soberania de Deus em toda sua plenitude.
Se nós, como homens, reconhecermos nossa situação de humilhação dinte do Senhor, reconhecendo, consequentemente a Sua Soberania, muitas coisas se tornarão claras para nós e, mais ainda, Deus se dará a conhecer e permitir que conheçamos a Sua vontade para nossas vidas!
Prossigamos, então a conhecer o Senhor, e que Ele nos permita partilhar das maravilhas que Ele tem reservado para nós desde a eternidade!

Deus os abençoe!

Nenhum comentário: