sábado, 5 de fevereiro de 2011

Para o pessoal que já está lendo Jó, algumas generalidades sobre o livro que podem ajudar no seu estudo:

O livro de Jó trata de uma história muito antiga, ocorrida provavelmente entre o período pós dilúvio e Moisés.

A escrita, porém, desta história, data de um período mais recente, provavelmente num período contemporâneo a Isaías ou até mesmo pós exílico, pela teologia que ela encerra.

No AT, num período mais primitivo, a noção de bênção e maldição estava ligada diretamente com não pecar ou pecar.
Se a pessoa fosse boa, receberia bênçãos, se não, receberia maldição.

Resumindo, é uma história muito antiga, sobre um homem muito conhecido, com uma escrita moderna e teologia pós exílica. História esta passada pela tradição oral até o momento da sua escrita.

As revelações teológicas mais importantes deste livro são:
- anjos
- Satanás
- ministério messiânico
- combate à reencarnação (7.9-10; 10.19-22; 14.7-14)

O ensino de Jó está, principalmente, na observação de que o justo também pode passar pelo sofrimento. O sofrimento leva o homem para junto de Deus e aumenta o exercício da intercessão.

É um livro que proclama de modo incontestável a Soberania de Deus e que, ao final, leva Jó a declarar "antes eu Te conhecia só de ouvir, mas, agora, os meus olhos Te vêem", numa confirmação de que o chegar mais junto a Deus (mesmo que seja em função do sofrimento) nos leva a ter verdadeira intimidade com nosso Criador. 
Quanto mais o homem conhece a Deus, mais ele toma consciência da grandiosidade deste Deus maravilhoso e, mais ainda, reconhece a sua própria situação de humilhação e dependência completa d'Aquele que o criou, amou, buscou!

Espero que você aproveite a leitura deste precioso livro, que nos leva a buscar cada vez mais este relacionamento profundo com o Senhor.

Deus os abençoe

Nenhum comentário: