sexta-feira, 8 de abril de 2011

OS "CASA VAZIA"


Mt 15. 8-9 “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.”

Não é MEU povo, mas ESTE povo! àPovo a quem Deus cegou o entendimento à  O povo da “Casa Vazia” àpovo da “Geração Perversa” à

Podemos ler no evangelho de Mateus 12. 43-45: "Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa."

CUIDADOS QUE O POVO DE DEUS DEVE TER COM OS “CASA VAZIA”:

þ - NÃO SE DEIXE ENGANAR POR FALTA DE CONHECIMENTO vs 8 – “coração está longe de mim”

Os “Casa Vazia” (não habitados pelo Espírito Santo) tem o seu interesse no mundo e não no Reino. São enviados do próprio Satanás ”para enganar, se possível, até os eleitos”( Mt 24.24)
Eles podem até travestir-se de santos, como estratégia para atrair e enredar aqueles que não estão muito firmes (“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” I Pe 5.8)
Isaías (29.15) nos diz que este povo desce às profundezas para esconder seus planos do SENHOR e age nas trevas imaginando que ninguém os vê ou ficará sabendo.
A Palavra, no entanto, nos diz que “nada há encoberto que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido” (Mt10. 26).
Há, portanto, uma necessidade premente de nos aprofundarmos no conhecimento da Palavra do Senhor (e consequentemente, no conhecimento do próprio Deus, intensificando nosso relacionamento pessoal com Ele), para que possamos detectar as ciladas armadas pelo inimigo de nossas almas. Oséias (4.6) diz que o povo de Deus “está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” e Isaías (5.13) que “o povo está sendo levado cativo, por falta de entendimento”.

þ - NÃO SE DEIXE LEVAR PELA FALSA ADORAÇÃO vs 9 – “em vão me adoram”

Os “Casa Vazia” não buscam levar o povo à adoração (pelo menos não de Deus, pode ser, isto sim, que de si próprio); sim, eles podem estar infiltrados no grupo de louvor ou no ministério de música da igreja, mas não desejam levar o povo à adoração, em espírito e em verdade; “o deus deles é o ventre (Fp 3.19) e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas”.
O verdadeiro adorador é aquele que conduz o povo à adoração, sem que a evidência seja dada a si próprio ou ao que ele mesmo está fazendo.
Há uma linha muito tênue aí, e não nos cabe julgamento, porque somos imperfeitos e vemos o exterior; “o Senhor, porem, vê o  coração"  (I Sm 16.7).
Nossa adoração deve ser oferecida como sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o nome de Jesus (Hb 13.15); corações habitados pelo Espírito de Deus podem confessar o nome de Jesus.
Como saber se não está sendo levado a uma falsa adoração? Além do Espírito de Deus que atesta junto ao seu espírito (Rm 8.16) , reconheça quem está em seu meio, através do que ensina a própria Palavra! (Você deve, portanto, conhecê-la, para isto). Por este motivo, o apóstolo Paulo nos ensina “a ninguém impor precipitadamente as mãos” (1 Tm 5.22) para que não tenhamos como liderança sobre nós, gente que não foi escolhida por Deus! (Saul)

þ - NÃO SE DEIXE CONTAMINAR COM OS  “PRECEITOS HUMANOS” – vs 9
Os “preceitos de homens” ou a “tradição”, muitas vezes, nos levam a considerar “normal” aquilo que não o é verdadeiramente; nem biblicamente.
Num país sincretista, como o nosso, isto pode bem ocorrer e começamos a achar normais determinadas atitudes ou circunstâncias que na realidade vem carregadas de conceitos originados no misticismo ou no ocultismo; mas, como foram incorporadas pelo cotidiano, não tem “maldade” e, pior, passam a fazer parte do nosso “normal”, chegando ao ponto do crente não saber distinguir e perder o senso do que é permitido ou não, do que é conveniente ou não (1 Co 6.12; 1 Co 10.23).

Mais uma vez (e incansavelmente) venho atuar no papel de incentivadora da real necessidade de uma vida de comunhão verdadeira com o Pai. Minha oração é que vosso espírito seja finalmente e definitivamente quebrantado em relação a isto.

Que o Senhor o abençoe e faça resplandecer como “luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”!  (Pv 4. 18)

Um comentário:

Um Aprendiz de Cristo disse...

Querida Cris, que Deus continue a usar poderosamente sua vida, agora também através da pena de habilidosa escritora que tem demonstrado ser. Amamos vc! Júnior, Joana e João